Baratas

Sinais de Presença de Baratas

As baratas são onívoras, isto é, se alimentam de tudo, causando danos;

É provável verificar a presença dos insetos vivos ao acender a luz da cozinha durante a noite, pois possuem hábitos noturnos, mas também podem ser vistos durante o dia em situação de grande infestação;

As baratas exalam mau cheiro, deixando-o nos utensílios com os quais tem contato, impregnando o forte odor desagradável;

As baratas deixam fezes bem pequenas, como um granulado preto (quando expelida pela francesinha) e um pouco maior com a forma de um cilindro com as pontas circulares quando expelidas por barata de esgoto. 

Introdução

 As baratas são insetos de grande importância sanitária na transmissão de doenças gastrointestinais, quer através de transporte de bactérias e parasitas de materiais contaminados para os alimentos, quer através de eliminação de suas fezes infectadas. Podem ainda transmitir doenças do trato respiratório e causar alergias. 

Apenas menos de 1% das baratas busca o convívio com o homem, devido às condições propícias à disponibilização de alimento, abrigo e água. Estas espécies são chamadas de baratas domésticas.

Ciclo Biológico

Seu ciclo evolutivo é de adulto-ovo-ninfa. A barata jovem é semelhante a adulta, sendo apenas menor que esta. A fêmea deposita as cápsulas que contém ovos sobre paredes ou frestas, esses ovos eclodem após 38 a 49 dias.

Em geral são insetos de hábitos noturnos, ou seja, são mais ativos à noite, quando sai de seus esconderijos em busca de água, alimentos e para acasalar. Podem ser vistas durante o dia em situações de stress causado por superpopulação e falta de alimentos.

Elas apreciam muito os líquidos fermentados, especialmente cerveja, sendo, portanto atraídas por garrafas de cerveja ou refrigerantes deixadas na área da cozinha.

As baratas causam reação de pavor ou repugnância na maoiria das pessoas, podendo provocar reações histéricas bem como sérias reclamações por parte de consumidores quando as mesmas aparecem Após 38 a 49 dias.

As baratas mais comuns no Brasil são:

BARATA ALEMÃ – (Blatella germanica)

A Blatella germânica é denominada de barata pequena, barata alemãzinha, barata alemã, francesinha, paulistinha. Trata-se de baratas de pequeno tamanho, altamente prolificas. Como ninfa chegam a medir um milímetro. Carrega a ooteca até cerca de 24-48 horas antes da eclosão dos ovos.

BARATA DE ESGOTO – (Periplaneta americana)

A Periplaneta americana também denominada de barata grande, barata voadora, baratas de esgoto, é uma das espécies domésticas mais comuns no Brasil.
Medidas Preventivas

 Verificar os locais onde há acúmulo de lixos recolhendo-os ou fechando-os hermeticamente, devendo manter o ambiente limpo e o terreno em volta sempre capinado. Lavar periodicamente a lixeira;

Conserva alimentos longe do alcance das baratas (impedir o acesso ao alimento);

Limpar periodicamente as caixas de gordura e esgoto. Mantê-las sempre bem fechadas;

Eliminar os esconderijos rebocando-se frestas e outras fendas.

Revisar as mercadorias que chegam e descartar totalmente todas as embalagens de papelão;

Condutores elétricos: manter bem juntas as tampas, trocando os espelhos de tomadas ou interruptores quebrados;

Usar vedação de borracha em todas as portas que dão para o exterior;

Os ralos devem ser bem fechados;

Evitar armazenar garrafas vazias de cervejas e de refrigerantes na área da cozinha e suas dependências;

Não deixar sacos e caixas de papelão na área da cozinha e do estoque, pois podem transportar ovos ou baratas vivas.

Controle

A Biodoca utiliza varias estratégias de controle na adoção de medidas de sameaneto do meio, conforme medidas preventivas, e aplicação de inseticidas nas áreas de abrigo do inseto.

São utilizadas vários tipos de formulações inseticidas (aplicadas com segurança para pessoas e ambientes e animais), sendo elas formulações líquidas, iscas a base de gel, armadilhas, etc.; conforme estratégia traçada.

Consiste nos seguintes passos:

Identificação da espécie alvo;

Compreenção da biologia e comportamento da praga;

Determinação do nível de infestação para adoção de controle;

Avaliar as medidas de controle e o seu uso (riscos, benefícios, eficácia);

Implementar as táticas seguras e efetivas de controle;

Avaliar a eficácia do controle (realizar o monitoramento do nível de infestação) e se necessário adotar as medidas de controle complementares.

Emissão de relatório de manejo integrado de pragas, contendo serviço executado e necessidades de melhorias conforme as boas práticas.

A equipe da Biodoca é especialista neste tipo de trabalho. Para mais informações entre em contato conosco.