Infográfico: O Guia Definitivo para Contratar uma Boa Controladora de Pragas

Segundo a APRAG, há mais de 3000 controladoras de pragas, também conhecidas como “dedetizadoras“, atuando no estado de São Paulo. Dessas, 1800 estão irregulares, agindo fora do protocolo estabelecido por lei para essa categoria de empresas. Saiba como encontrar uma controladora de pragas correta e de boa qualidade.

Confira abaixo algumas dicas que estão no infográfico.

Dica #1 – Associação à APRAG

Associação dos controladores de vetores e pragas urbanas

Associação dos controladores de vetores e pragas urbanas

Verifique se a empresa está associada à Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas.Somente empresas que tem alvará de funcionamento expedido pelo Centro de Vigilância Sanitária e usa produtos devidamente registrados no Ministério da Saúde podem filiar-se.

Dica #2 – Tem responsável técnico?

Não importa qual tipo de responsável técnico, pode ser químico, veterinário, biólogo, mas precisa ter um.

Não importa qual tipo de responsável técnico, pode ser químico, veterinário, biólogo, mas precisa ter um.

Verifique também se a controladora de pragas possui responsável técnico legalmente habilitado. É preciso que um químico, farmacêutico, biólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, engenheiro químico, médico veterinário, faça parte do quadro de funcionários da empresa.

A empresa deve estar registrada no conselho profissional do responsável técnico.

Dica #3 – Ter CNPJ e sede própria

Um lugar limpo e organizado próprio para uma controladora de pragas é importante.

Um lugar limpo e organizado próprio para uma controladora de pragas é importante. | Foto por Breather

Verifique se a instituição está regulamentada como Pessoa Jurídica e se possui um local de atividades próprio. O imóvel não deve ser utilizado para outros fins que não o de sede da empresa.

Dica #4 – Sustentabilidade

A sustentabilidade não é mais uma opção para controladoras de pragas, é obrigatório por lei proteger a natureza.

A sustentabilidade não é mais uma opção para controladoras de pragas, é obrigatório por lei proteger a natureza. | Foto por Rodion Kutsaev

Verifique se a empresa trabalha com o conceito de sustentabilidade. A lei atual pede que as embalagens de pesticidas devam retornar ao fabricante, evitando assim a contaminação do solo e das águas.

Dica #5 – As informações da controladora de pragas estão corretas?

São muitas informações, mas é importante procurar as essenciais.

São muitas informações, mas é importante procurar as essenciais.

Verifique em órgãos especializados como a Autoridade Sanitária competente do estado ou município, o conselho regional do responsável técnico da empresa e se possui ART válido emitido pelo conselho.

Confira mais 06 dicas no infográfico a respeito de como identificar se a empresa é confiável pelo orçamento, onde encontrar boas referências, etc.

Recomendado para Você

Benefícios da Dedetização – Três razões para... Muitas vezes não entendemos os benefícios da dedetização e acabamos nos prejudicando. Confira as três razões para contratar uma boa controladora de pr...