Formigas

Introdução

As formigas são também uma importante praga urbana que atua como vetor de bactérias, fungos e outros microrganismos. São insetos que vivem em colônias com formidável capacidade de organização social.

Existem mais de 10.000 espécies diferentes, mas só algumas poucas podem ser consideradas domésticas ou urbanas. Geralmente invadem residências e prédios na procura de abrigo e comida. Tem grande importância na contaminação de alimentos e como vetores mecânicos de bactérias e fungos, representando por isto um fator de risco em estabelecimentos como hospitais, indústrias de alimentos, laboratórios e outros.

As formigas possuem o sentido do olfato, o sistema de comunicação e o sistema de orientação muito desenvolvido (localizado nas antenas e patas).

Cada colônia tem seu cheiro próprio originado a partir da saliva da rainha. É através deste cheiro característico que conseguem identificar os membros de cada colônia e marcar as trilhas que usam para sair em busca de água e alimentos.

Vivem em frestas fendas, junto a batentes de portas e janelas, atrás de móveis presos em paredes, encanamentos de pias, caixas de energia elétrica. Quando invadem um prédio, são capazes de atingir todos os andares através de fiação elétrica, condutores e outros tipos de comunicação interna.

 Organização Social

 A principal característica das formigas é sua excelente organização, onde cada membro da colônia tem seu status e função social bem definida.

Rainha: é a formiga de maior tamanho e sua função é de reprodução. Põe ovos diariamente.

Operária: Compõe 97% da colônia e sua função é sair à procura de alimentos para alimentar a colônia. Ainda alimentam larvas e pupas.

Guardião: são as operárias maiores.

Macho: Tem a função de reprodução e não sobrevive ao acasalamento.

Ciclo Biológico

Os ovos eclodem entre 7 – 10 dias. O período que transcorra entre a fase de ovo até a fase de adulto poderá ser de 20 – 40 dias, dependendo da espécie.

Medidas Preventivas

-Manter ambientes limpos e organizados, principalmente armários, despensas e a parte inferior das pias;

-Consertar e vedar frestas e rachaduras em paredes, pisos e tetos;

-Manejar adequadamente o lixo;

-Evitar armazenar garrafas vazias de refrigerantes e de cervejas em áreas de preparo e manipulação de alimentos;

-Capinar a grama e podar arbustos e árvores;

-Nunca deixar disponível a água, principalmente à noite;

 Controle

São utilizadas as formulações formicidas em iscas granuladas, iscas em gel, pó seco e líquidos termonebulizáveis.

Consiste nos seguintes passos:

-Inspeção para identificação da espécie alvo;

-Determinação do nível de infestação para adoção de controle;

-Controle químico;

-Avaliar as medidas de controle e o seu uso (riscos, benefícios, eficácia);

-Implementar as táticas seguras e efetivas de controle;

-Avaliar a eficácia do controle (realizar o monitoramento do nível de infestação) e se necessário adotar as medidas de controle complementares;

-Emissão de relatório de manejo integrado de pragas, contendo serviço executado e necessidades de melhorias conforme as boas práticas.

A equipe da Biodoca é especialista neste tipo de trabalho. Para mais informações entre em contato conosco.