Pombos

Introdução

Os pombos domésticos são uma variedade do pombo das rochas do mediterrâneo, Columba lívia. São encontrados no mundo todo, exceto nas regiões polares. Chegaram ao Brasil trazido por imigrantes europeus no século XVI como ave doméstica. Os pombos se adaptaram bem às condições urbanas tendo facilidade em encontrar abrigos e alimentos. 

A poeira das fezes secas e dos ninhos podem causar doenças como infecções pulmonares e meningite. A ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos pode causar infecção intestinal. Os ácaros e piolhos presentes nos pombos e seus ninhos pode causar alergias e dermatites.

Biologia

Os pombos vivem de 15 a 30 anos na natureza, mas somente 3 a 5 anos nas cidades. Podem ter de 5 a 6 ninhadas por não, cada uma com até 2 filhotes.

Estas aves se adaptam muito bem nas cidades por que:

Fazem seus ninhos em locais como beiras de edifícios, torres de igrejas, vãos de ar condicionado, parapeitos ou qualquer outro lugar que ofereça abrigo;

Comem qualquer tipo de alimento ofertado pelo homem, embora sua alimentação natural seja a base de grãos e sementes encontradas na natureza.

 Conflitos de Interesse Humano

 O acúmulo de ninhos e penas provoca o entupimento de calhas e o apodrecimento de forros de madeira;

Suas fezes ácidas danificam superfícies metálicas, vigas de telhado, forros, pinturas de carros, monumentos, fachadas, etc.

Hábitos

Os pombos pousam em locais altos, e escolhem estes locais estrategicamente, para que possam usá-los como abrigo e ponto de observação de sua vizinhança e da fonte de alimento, que fica num raio de, no mínimo 200 m em locais onde há fartura de alimento.

Curiosidades

Cada pombo produz cerda de 2,5 kg de fezes ao ano.

Em locais onde pombos são alimentados, ocorre proliferação de ratos, baratas e moscas devido às sobras de alimentos que ficam no chão e às fezes que atraem moscas.

Medidas Preventivas

 Não alimentar os pombos, pois o hábito de fornecer alimentos para pombos acarreta desequilíbrio populacional com proliferação excessiva dessas aves, desencadeando problemas para o ambiente e afetando a qualidade de vida das pessoas;

Recolher as sobras de alimentos dos animais domésticos;

Varrer o chão para evitar restos de alimentos;

Colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados;

Manter os alimentos protegidos;

Impedir a formação de ninhos e o pouso, através de barreiras físicas como: telas, fios de nylon ou arame e fechamento de acessos;

Umedecer as fezes secas e o resto de ninho com solução desinfetante antes de removê-los, sempre usando luvas, máscara ou pano úmido para proteger nariz e boca.

Controle

O controle de pombos é efetuado por meio de controle mecânico(com instalação de telas, fios de nylon, espículas), Repelência por meio de produtos atóxicos e Captura e Soltura.

Emissão de relatório de manejo integrado de pragas, contendo serviço executado e necessidades de melhorias conforme as boas práticas.

A equipe da Biodoca é treinada e especialista neste tipo de trabalho. Para mais informações entre em contato conosco.