Aranhas

Existem milhares de espécies diferentes de aranhas, entretanto, poucas oferecem perigo ao homem. As espécies que merecem destaque são aranha armadeira, aranha marrom e aranha de jardim, por causarem acidentes. Crianças e idosos são mais suscetíveis ao veneno destes aracnídeos. São animais carnívoros que se alimentam de insetos e a barata é sua principal fonte de alimento na cidade.

Biologia

 Aranhas armadeiras podem atingir até 15 cm de tamanho e são encontradas em bananais, debaixo de troncos caídos, materiais de construção, entulhos, armadeiras, roupas, calçados, etc. Possuem hábitos noturnos, não fazem teia, são agressivas e assumem posição de defesa erguendo as pernas dianteiras quando se sentem ameaçadas.  

Aranhas marrons podem atingir até 3 cm de tamanho e são encontradas em fendas de barrancos, cavernas, sob cascas de árvores, telhas e tijolos empilhados, atrás de quadros e móveis, cantos de parede, sótãos, roupas e calçados, sempre ao abrigo da luz direta. Possuem hábitos noturnos, constroem teias irregulares e não são agressivas. 

 Aranhas de jardim, tarântulas ou aranhas-lobo podem atingir até 5 cm de tamanho e são frequentemente encontradas em locais com mato e na grama dos jardins. São ativas tanto durante o dia como à noite, não fazem teia e não são agressivas. Causam acidentes sem importância para a saíde pública.

 Ciclo de Vida

Após o acasalamento a aranha põe ovos, muitas vezes em grande quantidade (mais de 1.000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamado ovissaco.

Há muita variação quanto ao tempo de vida, podendo ser de alguns meses a vários anos.

De forma geral, se reproduzem preferencialmente nos períodos quentes do ano, pois nesta época as condições climáticas são mais favoráveis. Portanto, nestes períodos encontramos com maior frequência esses animais nas residências e, consequentemente, maiores números de acidentes são observados.

Medidas Preventivas

Vedar frestas e buracos nas paredes e pisos, consertar rodapés despregados;

Colocar telas nas janelas e rodos nas soleiras das portas;

Evitar folhagens densas, plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras junto à parede e muro;

Vistoriar roupas e calçados antes de vesti-los;

Manter limpos jardins, quintais, sótãos, garagens e depósitos, evitar acúmulo de lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras;

Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento as aranhas;

Proteger as mãos com luvas, usar calçados fechados no campo, terrenos baldios, jardins e quando manusear materiais que possam servir de abrigo para as aranhas;

Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.

Controle

A Biodoca é uma empresa de confiança que atua no controle de  Aranhas

É feito controle não químico (medidas preventivas, e remoção mecânica) e controle químico, onde são utilizadas as formulações inseticidas líquidos nebulizáveis e termonebulizáveis.

Consiste nos seguintes passos:

Inspeção para identificação da espécie alvo;

Determinação do nível de infestação para adoção de controle;

Controle mecânico;

Controle químico;

Avaliar as medidas de controle e o seu uso (riscos, benefícios, eficácia);

Implementar as táticas seguras e efetivas de controle;

Avaliar a eficácia do controle (realizar o monitoramento do nível de infestação) e se necessário adotar as medidas de controle complementares;

Emissão de relatório de manejo integrado de pragas, contendo serviço executado e necessidades de melhorias conforme as boas práticas.

A equipe da Biodoca é especialista neste tipo de trabalho. Para mais informações entre em contato conosco.